Reeducação Postural Global A Reeducação Postural Global (RPG) nasceu em 1980 dos estudos científicos do francês, Professor Philippe Souchard, hoje professor com fama internacional, que após muitos anos de aprofundamento do movimento do corpo do ser humano, processou um método original de Reeducação Postural Global (RPG), agora ensinado em mais de 12 países do mundo.

O propósito deste artigo é dar uma visão geral da abordagem da Reeducação Postural Global (RPG) em comparação com a fisioterapia clássica.

Três conceitos básicos de Reeducação Postural Global (RPG)

  1. Individualidade

Cada indivíduo é essencialmente diferente do outro e deve ser estudado de maneira individualizada.

Qualquer doença, independente de seu tipo, se apresenta de maneiras diferentes em cada um de nós. Assim é necessário estudar o indivíduo de forma única, e não apenas agir simplesmente utilizando “receitas prontas” separando os atendimentos por tipo de doença existente e não pelo tipo de pessoa e suas disfunções.

  1. Causalidade

Muitas vezes vemos um tratamento direcionado para o sintoma, por exemplo uma dor lombar tratada inteiramente com terapia anti-inflamatória ou terapias que agem somente no local da dor.

Desta forma, se houver um benefício, será temporário, pois não será resolvido a causa que trouxe a dor pela primeira vez.

Acrescente todas as adaptações do corpo e as posturas que o paciente assume para aliviar a dor, você encontrará um corpo totalmente alterado, tornando mais difícil o tratamento exclusivo da dor.

A Reeducação Postural Global (RPG), através de um estudo cuidadoso do movimento do corpo do paciente, consegue ir até a CAUSA da dor, eliminando todas as adaptações que o corpo realizou, mesmo as mais antigas.

Somente quando conseguimos individualizar e atacar a causa, seremos capazes de realmente eliminar a dor, dando a capacidade para o corpo do paciente de manter as correções e não ter nova crise da dor.

  1. Globalidade

Esta é a verdadeira “arma” da Reeducação Postural Global (RPG), que permite tratar o paciente em sua totalidade, eliminando completamente todas as adaptações do corpo.

Na globalidade, necessariamente é colocada em evidência a causa da dor.

O corpo muitas vezes “nos mente”, colocando em ação estratégias para dor.

Por exemplo uma simples torção do tornozelo, é capaz de criar alterações em todo o corpo até gerar um problema no pescoço. Difícil relacionar a torção de tornozelo com o pescoço se não estudar o paciente em sua globalidade.

Este é um exemplo simples de como compensar, encontrando diferentes adaptações do corpo (no caso da torção, provavelmente você não colocará peso no pé torcido, assim irá inclinar seu tronco, esta inclinação será capaz de causar um mau posicionamento da coluna vertebral (costas) que levará a uma elevação do seu ombro do lado oposto da torção, e uma possível diferença de tensões dos músculos do pescoço.

As posturas, permitem que ocorra microajustes em completa globalidade, corrigindo as adaptações do corpo, através do uso de pequenas contrações musculares.

Função Muscular na Reeducação Postural Global (RPG)

O fisioterapeuta especialista em Reeducação Postural Global (RPG), através do estudo do movimento do corpo do paciente, localiza as causas das tensões musculares que são responsáveis pela dor.

Na verdade, todos os nossos movimentos são possíveis graças a coordenação muscular, que recebe influências de um monte de fatores.

Nem todos os músculos têm a mesma função.  Existe uma hierarquia real onde em primeiro lugar o corpo garante as funções vitais e, em seguida, as outras funções, como o movimento.

Um estudo sobre a funcionalidade muscular foi realizado onde verificaram que alguns músculos tinham uma atividade quase permanente, desde o momento em que nascemos até o momento em que morremos, já outros músculos eram menos acionados.

Portanto, é óbvio que durante a nossa evolução, nossa musculatura organizou-se para desenvolver melhor sua função, e acima de tudo desenvolveu diferentes funções para ter uma economia de energia.

Simplificando muito o conceito podemos dizer que se houver a necessidade de manter uma musculatura com contração contínua, para manter a posição de pé. Sabendo isso iremos entender o porque os músculos da coluna são extremamente mais rígidos do que o músculo abdominal, que ao contrário, mostra fibras muito mais maleáveis e que não estão sob contração constante para a posição de pé.

Assim existem pelo menos dois tipos de tecido muscular: o Estático, que mantem a postura em pé; e o Dinâmico, que promove o movimento do corpo.

Músculos Estáticos

  1. Função: sustenta o corpo.
  2. Fibras musculares: curtas e oblíquas; vermelhas (Maior quantidade de mioglobina); mais lentas durante a contração muscular.
  3. Muito tecido conjuntivo (fibroso – mais rígida).
  4. Maior resistência em comparação com músculos dinâmicos.
  5. Reagem à sobrecarga com encurtamento e com piora da função.
  6. Geralmente localizado mais profundamente e medialmente.
  7. Geralmente pertencem ao grupo dos extensores, com funções antigravitacionais.
  8. São cerca de 1/3 mais forte do que os músculos dinâmicos.
  9. Se os inativos ficarem rígidos muito rapidamente, dificilmente se tornam fracos.

Músculos Dinâmicos

  1. Função: movimentar o corpo
  2. Fibras musculares: mais longas e paralelas; brancas mais rápidas (Menor quantidade de mioglobina).
  3. Tecido conjuntivo menor (mais elástico).
  4. Baixa resistência em comparação ao musculo tônico.
  5. Fibras rápidas (contração mais rápida).
  6. Reagem à carga errada com enfraquecimento e piora funcional.
  7. Geralmente localizado mais superficialmente e lateralmente.
  8. Geralmente pertencem ao grupo do flexor.
  9. Eles são mais fracos do que os músculos estáticos.
  10. Eles alongam e relaxam com a inatividade.

Reeducação Postural Global (RPG) x Fisioterapia Clássica

Devemos então imaginar que a Reeducação Postural Global (RPG) possui uma abordagem diferente e mais moderna em comparação com a fisioterapia clássica, uma abordagem que leva em consideração o tipo de músculo que esta causando a dor.

Atualmente quase todas as velhas atitudes foram superadas, tais como acreditar que o “fortalecimento da musculatura abdominal iria cuidar de todos os tipos de dor nas costas”, a realidade é que o tratamento fisioterapêutico evoluiu.

A musculatura estática, em contração constante, terá a tendência ao encurtamento e se tornará sempre mais fibrosa e rígida: devemos então alonga-la, em postura de alongamento ativo.

A musculatura dinâmica tende para a fraqueza.

Podemos voltar ao exemplo anterior, se os músculos abdominais, não forem exercitados, eles tenderão a perder sua força e velocidade de contração; já a musculatura estática, como por exemplo, os músculos posteriores do pescoço, mesmo sem exercícios específicos serão sempre rígidos, estáticos e duros!

Conclusão: Reeducação Postural Global (RPG) x Fisioterapia Clássica

Como já dissemos na Reeducação Postural Global (RPG) utilizamos Posturas Específicas, escolhidas de acordo com a necessidade de cada paciente. Durante estas posturas o trabalho é totalmente ATIVO, a cargo do paciente.

A Reeducação Postural Global (RPG), portanto, pode ser definida como um “método de alongamento ativo” que utiliza pequenas contrações musculares associado a globalidade para obter seus resultados.

De fato, um alongamento passivo não é possível, no curto período de tratamento, ganhar das tensões dos músculos que sustentam o corpo; esta é uma das razões do fracasso de muitas abordagens da Fisioterapia Clássica.

Para termos um bom resultado no tratamento, necessariamente precisamos ter um controle manual preciso, para manter as trações e alongamentos ao mesmo tempo.

Se forçarmos um músculo com alongamentos rápidos e duros obteríamos o efeito oposto, este é um erro comum feito na fisioterapia clássica. O alongamento passivo, é realizado de forma brusca, o que produz uma “defesa” do músculo que gera aumento de tensão, e com o tempo, leva a rigidez muscular.

Para conseguirmos um alongamento muscular permanente, como mudanças na estrutura muscular, é necessário realizarmos trações leves, mantidas pelo tempo certo e utilizarmos de pequenas contrações musculares nas posturas de globalidade.

O alongamento obtido é diretamente proporcional ao tempo de tração, o que significa que alongamentos prolongados são mais eficazes do que as trações fortes e rápidas.

Posturas da Reeducação Postural Global (RPG)

  • Rã no Chão

O paciente fica deitado de barriga para cima com as pernas um pouco abertas e dobradas (posição de borboleta) sobre a maca e braços um pouco abertos.

Conforme evoluímos a postura iremos esticar as pernas e fechar os braços.

A evolução da postura ocorre dentro de um único atendimento, sendo que a todo momento o paciente será manipulado pelo fisioterapeuta especialista em Reeducação Postural Global (RPG), pois este estará sempre buscando eliminar as tensões encontradas no paciente durante a evolução da postura.

  • Rã no Ar

O paciente fica deitado de barriga para cima com as pernas um pouco abertas e dobradas (posição de borboleta), presas numa corda e penduradas na direção do teto, e braços um pouco abertos.

Conforme evoluímos a postura iremos esticar as pernas, mantendo o ângulo do quadril em 90o e fechar os braços.

A evolução da postura ocorre dentro de um único atendimento, sendo que a todo momento o paciente será manipulado pelo fisioterapeuta especialista em Reeducação Postural Global (RPG), pois este estará sempre buscando eliminar as tensões encontradas no paciente durante a evolução da postura.

  • Outras Posturas

As posturas que surgem dessas combinações são oito, todas com suas próprias indicações e especificidades.

As posturas ideais para trabalhar com cada paciente são escolhidas pelo Fisioterapeuta especializado em Reeducação Postural Global (RPG), somente após uma cuidadosa avaliação da postura, movimento do corpo e entrevista.

As posturas devem necessariamente ser adaptadas ao problema específico do paciente, respeitando cada indivíduo. Pois as posturas são apenas 8, e somos mais de 6 bilhões de pessoas no mundo!

Indicações da Reeducação Postural Global (RPG)

A Reeducação Postural Global (RPG), age sobre todos os problemas que têm origem ou que estão ligados a uma alteração do corpo; entre isso encontramos:

  • Problemas estruturais de desvios da coluna vertebral, tais como: escoliose, hiperlordose, hipercifose, joelho valgo ou varo, o pé plano ou cavo.
  • Problemas que vêm do aumento da pressão articular ou esmagamentos, como hérnias discais.
  • Lesões articulares pelo mau posicionamento de uma ou mais vértebras em comparação com as outros.
  • Problemas respiratórios devido a uma postura alterada.
  • Problemas pós-traumáticos e pós-cirúrgicos.
  • Problemas no esporte, pode aumentar o desempenho do atleta.

A Reeducação Postural Global (RPG), além disso é uma técnica lenta e progressiva e por isso pode ser aplicada em idosos, onde haverá um trabalho ativo do paciente.

Conclusão da Reeducação Postural Global (RPG)

A Reeducação Postural Global (RPG), deve ser sempre feita respeitando a Individualidade, Casualidade e Globalidade, de acordo com as necessidades de cada paciente, apresentadas na avaliação, desta forma teremos o resultado esperado.

Em conclusão, citando apenas alguns dos princípios básicos da Reeducação Postural Global (RPG), tentando usar um uma terminologia simples e uma formulação compreensível para tornar este artigo legível a todos.

Queremos ressaltar a importância da avaliação completa com a análise cuidadosa do movimento do corpo do paciente, independente de sua doença ou dor para a qual ele deve ser reeducado.

Se o fisioterapeuta deve se respeitar a subjetividade e a individualidade do paciente para conquistar o seu objetivo no tratamento.

O tratamento baseado em “receitas prontas” separando os atendimentos por tipo de doença existente e não pelo tipo de pessoa e suas disfunções, são ineficazes por não buscar a Causa da Dor.

Gostou das Dicas sobre O Que é a Reeducação Postural Global (RPG)?

Estou curiosa para saber o que achou sobre este post.

Deixe seu comentário para eu saber sua opinião e assim eu poder melhorar a cada dia meus posts, pois eles são feitos especialmente para você.

 

Avalie este Artigo