As pesquisas realizadas nos últimos 10 anos mostram que o repouso enfraquece os músculos que suportam a coluna vertebral e, que, por conseguinte, pode atrasar a recuperação ou até mesmo piorar o quadro da dor.

Atualmente, quando pensamos em um tratamento para dor nas costas, logo pensamos em uma consulta com o fisioterapeuta, e na aplicação dos diversos recursos terapêuticos, tais como exercícios específicos, eletroterapia, terapia manual, entre outros.

Benefícios da Prescrição de Exercícios pelo Fisioterapeuta

A prática do exercício físico de uma maneira geral, por exemplo, aumenta a flexibilidade, a força muscular e promove a cura através do aumento do fluxo sanguíneo para o local lesado, ou seja, músculos   saudáveis fornecem proteção aos ossos e articulações.

Muitas pessoas ao conversarem   com seus médicos sobre a melhor forma de tratamento da dor, perceberá que a grande maioria deles indicará   a fisioterapia como tratamento primário; e o fisioterapeuta, nesse sentido, terá um importante papel na recuperação completa e bem sucedida do paciente

Três Motivos para Procurar a Prescrição de Exercícios pelo Fisioterapeuta:

  1. Alívio da dor.
  2. Desenvolvimento de um programa individualizado e personalizado de exercícios.
  3. Correto aprendizado da forma de movimentação durante a prática dos exercícios, no sentido de proteger os músculos, a estrutura óssea e as articulações.

Como Aliviar a Dor nas Costas com Ajuda da Prescrição de Exercícios pelo Fisioterapeuta

Existem vários métodos utilizados pelos fisioterapeutas para o alívio da dor, como aplicação de gelo ou calor, ultrassom e estimulação elétrica, e algumas técnicas de terapia manual, porém a prática do exercício físico, também conhecida como cinesioterapia, é a mais antiga, estudada e aplicada na fisioterapia.

Programa de Exercícios Individualizado através da Prescrição de Exercícios pelo Fisioterapeuta

O trabalho do fisioterapeuta é baseado principalmente na avaliação do paciente que engloba a amplitude do movimento, as tensões musculares, a presença ou não de disfunção do movimento, a postura, entre outros.

A fim de se prescreverem exercícios que auxiliam a melhorar a função e eliminar a dor, de acordo com a real necessidade do paciente.

Para certas condições e diagnósticos, um fisioterapeuta bem qualificado desenvolverá um programa personalizado de exercícios com base na disfunção apresentada pelo mesmo.

E isso requer análise de respostas aos exercícios e o ajuste destes em função do objetivo que se pretende.

Prescrição de Exercícios pelo Fisioterapeuta de Forma Correta

A prescrição do exercício físico, feita pelo fisioterapeuta, de forma adequada permite ao paciente isolar o grupo muscular ou o próprio músculo, visando potencializar o efeito benéfico desta atividade.

O fisioterapeuta instruirá o paciente sobre a técnica adequada para a realização de cada exercício dentro de um programa de exercícios individualizado.

O fisioterapeuta qualificado esforça-se para aprimorar suas técnicas, buscando sempre novas pesquisas e estudos comparativos de métodos de exercícios, além de buscar a real causa da disfunção em cada paciente, tornando cada tratamento único.

Além disso, a prescrição correta dos exercícios proporcionará a melhora da postura e do movimento, dando ao paciente uma proteção adicional na coluna vertebral.

Prática do Exercício Físico

A prática regular de exercício físico é muito importante, por uma série de razões. Por exemplo, na região lombar (parte inferior das costas), ao fazer os exercícios certos, regularmente, para prevenir dores e minimizar o risco de lesões.

Quando uma dor lombar aguda é apresentada, muitas vezes, acredita-se que é necessário conviver com ela, contudo é importante entender que isso dependerá   de suas atitudes e hábitos.

A prática de exercícios físicos regular certamente amenizará ou até erradicará o desconforto e as dores.

A maioria de nós em algum momento de nossas vidas experimentará algum tipo de dor lombar, porém isso pode ser evitado, caso dedicássemos diariamente um tempo para a prática de alguns exercícios simples, para ajudar a melhorar o fortalecimento, estabilidade e flexibilidade da coluna vertebral.

A questão é fazer com que as pessoas façam esses exercícios antes do primeiro episódio de dor, evitando perda de tempo, dinheiro com tratamento da dor em consequência de uma hérnia de disco para citar.

A principal razão para a prática destes exercícios preventivos para a dor lombar é a compreensão de que a coluna é uma espécie de mastro de navio: é necessária a perfeita harmonia, sem sobrecarga nenhuma, entre as cordas presas a ele.

Podemos entender que nossos músculos são como as cordas presas em nossa coluna vertebral e que o aumento de tensão de um músculo pode levar a desorganização da coluna vertebral e consequentemente a dor.

Conclusão da Prescrição de Exercícios pelo Fisioterapeuta

Assim a prática de exercícios físicos para a saúde da coluna vertebral não tem que ser uma mudança de vida ou mesmo um grande compromisso, e sim um hábito.

É necessário que esta prática esteja presente em sua vida como escovar os dentes, por exemplo.

Devemos planejar fazer pelo menos vinte a trinta minutos de exercícios diariamente para treinar e fortalecer os músculos.

Além dos exercícios físicos globais para a saúde dos ossos, é imprescindível o trabalho conjunto com o fisioterapeuta, o qual lançará mão de um programa terapêutico personalizado nesse sentido.

Gostou das Dicas sobre O Alívio da Dor nas Costas Através da Prescrição de Exercícios pelo Fisioterapeuta?

Estou curiosa para saber o que achou sobre este post.

Deixe seu comentário para eu saber sua opinião e assim eu poder melhorar a cada dia meus posts, pois eles são feitos especialmente para você.

Avalie este Artigo