Exercícios de Estabilização para Alívio da Dor na Lombar 1

Os exercícios de Estabilização para Alívio da Dor na Lombar é uma forma de fisioterapia ativa. Ele é projetado para fortalecer os músculos que apoiam a coluna vertebral e ajudam a prevenir a dor nesta região.

Através de uma sequência de exercícios de Estabilização para Alívio da Dor na Lombar, e com a ajuda inicial de um fisioterapeuta experiente e competente, o paciente é treinado para encontrar e manter sua posição de “coluna neutra”, dessa forma, os músculos das costas são treinados para manter a coluna vertebral alinhada.

Esta técnica de exercício de Estabilização para Alívio da Dor na Lombar, depende que o paciente tenha equilíbrio, ou uma boa consciência de onde as articulações estão posicionadas, estes exercícios podem ajudar a manter as costas fortes e bem posicionadas.

A Estabilização para Alívio da Dor na Lombar é um programa completo que envolve educação, treinamento, força, flexibilidade e resistência.

Geralmente é indicado em todas as fases da recuperação de dor nas costas e deve ser indicado somente depois do paciente passar por uma avaliação completa.

Objetivos dos exercícios de Estabilização para Alívio da Dor na Lombar incluem:

  • Alivio da dor nas costas
  • Melhora do controle sobre os movimentos e forças que atuam sobre a coluna, durante a atividade diária.
  • Melhora da lesão de tecido mole, como tensão muscular aumentada ou estiramento do ligamento.
  • Previne a dor nas costas devido a movimentos repetitivos ou movimentos bruscos ou estresses.

O Papel do Fisioterapeuta no Programa de Estabilização para Alívio da Dor na Lombar

Antes de iniciar um programa de exercícios de Estabilização para Alívio da Dor na Lombar, o paciente deve primeiramente passar em consulta com seu fisioterapeuta e passar por uma avaliação completa.

Pois cada paciente apresentará diferentes causas de alterações lombares, e não há um protocolo universal de exercícios de estabilização lombar que trate todas as alterações.

Durante o treinamento do exercício de Estabilização para Alívio da Dor na Lombar, o fisioterapeuta observará cuidadosamente e fornecerá a correção para assegurar que o paciente desenvolva a técnica apropriada que pode então ser usada em sua casa, escritório, ou momento de lazer.

O Alinhamento da Coluna Lombar na Estabilização para Alívio da Dor na Lombar

O primeiro passo no processo de exercício Estabilização para Alívio da Dor na Lombar é encontrar a posição da coluna considerada neutra/alinhada.

Embora possa não ser completamente livre de dor, esta posição será o ponto de partida para todo o tratamento.

Os benefícios da coluna alinhada incluem:

  • Diminuição da tensão nos ligamentos e articulações relacionados com a coluna vertebral.
  • Promove o equilíbrio das forças (tensões musculares ou ligamentares) que atuam sobre as vértebras e discos.
  • Mantém o eixo do paciente mais próximo do seu centro, permitindo assim um ajuste do corpo, para frente ou para trás, mais rápido e eficaz. Assim o tempo de resposta de proteção do corpo será menor.

O programa de Estabilização para Alívio da Dor na Lombar tem como objetivo treinar os músculos desta região para a manutenção do posicionamento alinhado da coluna de maneira rápida e automática.

Exercícios de Estabilização para Alívio da Dor na Lombar

O programa de exercícios de Estabilização para Alívio da Dor na Lombar inclui uma série de exercícios que normalmente progridem desde o início até mais avançados:

  • De PARADO (deitado) a SE MOVIMENTANDO (de pé ou saltando)
  • De SEM PESO (gravidade) para BARRAS COM PESOS
  • De movimentos PREVISÍVEIS a IMPREVISÍVEIS
  • De MOVIMENTOS SIMPLES (um único movimento por vez) para MOVIMENTOS COMPLEXOS (coordenar vários movimentos ao mesmo tempo)

Em todos os momentos a posição alinhada da coluna deve ser mantida.

A progressão para o próximo exercício geralmente depende de aprender a manter a coluna alinhada corretamente durante o exercício atual.

O fisioterapeuta é treinado para ajudar o paciente a aprender a técnica adequada.

O fisioterapeuta irá montar cada programa de exercícios de Estabilização para Alívio da Dor na Lombar especificamente para cada paciente com base na avaliação.

Os exercícios abaixo são uma pequena sequência que pode ser recomendada pelo fisioterapeuta.

Programa de Exercícios de Estabilização Lombar:

1. Alongamento dos posteriores da perna

Um exercício passivo com pouco esforço muscular. Deite no chão com os joelhos dobrados e os pés no chão.

Encontre a posição neutra da coluna e mantenha-a enquanto lentamente levanta o calcanhar, da perna esquerda, em direção ao teto enquanto suporta a parte de trás da coxa com ambas as mãos.

Segure por 10 a 30 segundos e repita com a perna direita. Faça 03 repetições.

Os músculos das pernas podem ser feitos estáticos, também, usando uma parede para endireitar a perna enquanto descansa os músculos da perna.

2. Braço / perna levanta

Um exercício mais dinâmico introduz o movimento dos braços e / ou das pernas para desafiar o alinhamento da coluna, este exercício é para os abdutores de quadril.

Deite-se de um lado com o braço inferior dobrado sob a cabeça e o braço descansando com a mão no chão perto do peito.

Dobre os joelhos e os quadris flexíveis e encontre a posição neutra da coluna vertebral.

Levante lentamente a perna superior de 01 a 02 palmos do chão e volte para posição inicial.

Faça 5 a 10 repetições e repita no lado oposto.

3. Ponte sobre a bola

Um exercício avançado de estabilização que introduz um movimento imprevisível que deve ser respondido (o movimento da bola).

Coloque no chão com os dois pés apoiados na bola de exercício com as pernas retas e braços relaxados para os lados.

Encontre a posição neutra da coluna e segure enquanto aperta lentamente o músculo da nádega para levantar as nádegas 03 dedos do chão.

Faça 5 a 10 repetições.

4. Alongamento e condicionamento aeróbio

Além de exercícios de fortalecimento, como os acima mencionados, o alongamento e o condicionamento aeróbio também são uma parte importante da fisioterapia de estabilização lombar, tais como:

  • A flexibilidadeé a chave para o treinamento de estabilização lombar bem-sucedida, porque a flexibilidade permite que os músculos assumam a posição neutra facilmente.
  • Condicionamento cardiovascular (aeróbio) é uma parte importante da força muscular total do corpo e resistência e deve ser combinado com o programa de estabilização da coluna lombar. Manter a coluna alinhada durante o exercício aeróbio é para o paciente mais avançado e previne recidivas.

Conclusão: Exercícios de Estabilização para Alívio da Dor na Lombar

Os exercícios de Exercícios de Estabilização para Alívio da Dor na Lombar podem ser bastante rigorosos e, portanto, podem não ser bem tolerados por todos os pacientes.

Desta forma é aconselhável para pacientes idosos ou pacientes com dor significativa ter sempre um fisioterapeuta qualificado lhe acompanhando, para saber o momento ideal de iniciar com este tipo de tratamento.

Gostou das Dicas sobre Exercícios de Estabilização para Alívio da Dor na Lombar?

Estou curiosa para saber o que achou sobre este post.

Deixe seu comentário para eu saber sua opinião e assim eu poder melhorar a cada dia meus posts, pois eles são feitos especialmente para você.

Exercícios de Estabilização para Alívio da Dor na Lombar
5 (100%) 1 vote