No caso de Dor no Joelho é importante que seja feito um diagnóstico correto e preciso, associado ao tratamento adequado imediato.

As técnicas de tratamento para Dor no Joelho podem incluir liberação da aderência dos tecidos moles, liberação muscular, mobilização articular, exercícios específicos de fortalecimento visando o reequilíbrio muscular e realinhamento articular.

A Dor no Joelho pode ter relação com uma alteração patelofemoral, exatamente por este motivo é importante uma avaliação biomecânica completa realizada por um fisioterapeuta qualificado para determinar a real causa da dor.

A acupuntura também tem sido comprovada como uma forma eficaz para aliviar a dor no joelho.

Anatomia do Joelho

O joelho é uma articulação composta pelos ossos da tíbia (canela), do fêmur (coxa) e da patela, ou rótula, que está localizada na frente do joelho.

O joelho é suportado por quatro ligamentos – cruzado anterior (LCA), cruzado posterior (LCP), colateral medial e colateral lateral. Além de dois “amortecedores”, chamados de menisco (medial e lateral), e são encontrados dentro do joelho.

Dor no Joelho

A Dor no Joelho pode ser causada por um trauma direto ou desequilíbrio de tensões musculares ou algum tipo de alteração do movimento feito de forma repetitiva.

Ocasionalmente a Dor no Joelho ocorre sem razão aparente.

A Dor no Joelho pode trazer limitações funcionais que incluem dificuldade para caminhar, sentar e levantar ou subir e descer escadas.

Tipos de Dor no Joelho

É importante determinar se a Dor no Joelho é aguda, sub-aguda ou crônica. Isso pode ajudar a determinar a causa da dor e direcionar o tratamento.

A Dor no Joelho aguda é geralmente a mais grave e ocorre 1-7 dias após a lesão. Durante este tempo, você deve iniciar com a fisioterapia de analgesia para deixar as estruturas feridas curar antes de iniciar qualquer movimento de força.

A Dor no Joelho sub-aguda ocorre de 2-6 semanas após a lesão. Este é um bom momento para iniciar movimentos de mobilização e movimento assistido.

A Dor no Joelho quando crônica dura mais de 8-12 semanas, nesta fase é importante uma avaliação completa para identificar a real causa desta dor.

Localização dos Sintomas da Dor no Joelho

A localização da Dor no Joelho pode ajudar a determinar quais as estruturas estão com problema além de garantir um tratamento adequado.

Dor na frente do joelho

Se a Dor no Joelho esta localizada na frente pode haver algum tipo de problema com a pressão da patela sobre o joelho, normalmente isto acontece devido ao aumento da tensão muscular do musculo quadríceps. O que leva a uma hiperpressão patelar associada a lateralização, muitas vezes chamado de síndrome de estresse patelofemoral (PFSS).

A patela e o tendão do quadríceps podem tornar-se inflamados e dolorosos.

A Dor no Joelho quando ocorre por isto, geralmente limita a capacidade de ajoelhar, subir ou descer escadas, ou correr e saltar.

Dor no interior do joelho

Se Dor no Joelho esta localizada na parte interna, há provavelmente uma lesão no menisco medial ou ligamento colateral medial.

Estas estruturas são geralmente danificadas durante a atividade física, principalmente quando o pé fica fixo no chão, e o corpo torce sobre o joelho. Ocasionalmente, ele também sofre de desgaste por diversos motivos, e pode ser danificado sem lesão específica.

Dor no lado de fora do joelho

A Dor no Joelho no lado externo (lateral) pode ser o resultado de lesões em muitas estruturas.

Há um ligamento lá que pode ser ferido durante a atividade física.

A dor neste caso pode ser causada pelo estresse iliotibial (ITB).

O ITB é uma faixa espessa de tecido que vai do lado de fora do quadril para a frente do joelho. Como ele cruza o joelho, o ITB pode esfregar anormalmente no joelho, e uma dor ardente pode resultar.

Além disso, na parte externa do joelho esta localizado um dos três tendões isquiotibiais. A tensão deste tendão pode ser uma fonte de Dor no Joelho.

Dor na parte de trás do joelho

A Dor no Joelho na parte de trás do joelho é rara, mas pode ocorrer.

Um dos tendões isquiotibiais tem inserção neste local, e a dor é provavelmente devido a tensão deste tendão.

Cisto de Baker

Este é um inchaço anormal da articulação do joelho que ocupa espaço na parte de trás do joelho e provoca dor com flexão excessiva do joelho.

Dor no Joelho na fase Aguda

Siga imediatamente o R.I.C.E., isto quer dizer Descanso, Gelo, Compressão e Elevação.

Depois de alguns dias de R.I.C.E., você pode começar a movimentar a perna suavemente. Se a dor persistir por mais de 01 semana, você deve visitar um fisioterapeuta para descartar qualquer problema grave e para garantir um bom diagnóstico e gestão.

Fisioterapia para Dor no Joelho

Se você for para fisioterapia devido a Dor no Joelho, a avaliação é importante para garantir um diagnóstico correto e um bom tratamento.

Durante esta visita, seu fisioterapeuta irá entrevistá-lo para coletar informações sobre a história do seu problema, sobre os fatores agravantes e de alívio e sobre qualquer história médica passada que possa contribuir para o problema geral.

A partir das informações recolhidas durante a história, um exame localizado será realizado. O exame pode consistir em vários tipos, incluindo, mas não se limitando a:

Avaliação da marcha

A avaliação da marcha é uma avaliação de como você está andando. O fisioterapeuta é treinado para notar pequenas mudanças no movimento ao redor do joelho durante diferentes fases da caminhada.

Palpação

Isso envolve o uso das mãos para tocar várias estruturas ao redor do joelho para sentir as anomalias ou para avaliar se uma estrutura é dolorosa ao toque.

Amplitude de Movimento

Amplitude de movimento refere-se o quanto o joelho está dobrando ou esticando. O fisioterapeuta pode usar instrumentos especiais para realizar esta medição.

Há muitos tendões musculares em torno do joelho, e uma medida da força pode ajudar a determinar se a fraqueza ou o desequilíbrio muscular está causando a dor do joelho ou não.

Testes Especiais

Testes especiais são manobras específicas realizadas em torno do joelho para ajudar a determinar qual estrutura pode estar em lesionada e pode estar causando o problema.

Conclusão

Depois de um exame localizado, o fisioterapeuta irá iniciar o tratamento correto. O tratamento pode associar a terapia manual com a cinesioterapia (exercícios)

Na fase da prática de exercícios é muito importante que você seja ativo e engajado no tratamento.

Muitas vezes, exercícios para ajudar a fortalecer e melhorar a mobilidade do joelho serão prescritos como parte do tratamento.

Se a dor no joelho persiste por mais de 2-3 semanas ou ocorre como resultado de trauma grave, uma visita a um médico ou fisioterapeuta é recomendado.

O joelho é a articulação responsável para andar, subir e descer escadas, sentar e levantar.

Dor no joelho pode limitar uma ou todas essas atividades.

Ao trabalhar com seu fisioterapeuta e manter a articulação do joelho móvel e forte, os problemas com dor no joelho podem ser evitados e sua mobilidade pode ser mantida.

Gostou das Dicas para Fisioterapia para Dor no Joelho?

Estou curiosa para saber o que achou sobre este post.

Deixe seu comentário para eu saber sua opinião para eu poder melhorar a cada dia meus posts, pois eles são feitos especialmente para você

Fisioterapia para Dor no Joelho
4 (80%) 5 votes