O que é Dor Ciática? A Dor Ciática é um termo geral usado para explicar um conjunto de sintomas em torno do nervo ciático (não explica a causa da dor).

Tecnicamente, refere-se a Dor causada pela compressão ou irritação de um ou mais nervos saindo da coluna inferior (região próxima ao bumbum) que compõem o nervo ciático, e há uma série de condições diferentes que podem causar esta compressão.

O termo médico para Dor Ciática é radiculopatia, o que significa que o nervo radicular (raiz do nervo) na parte inferior das costas está sendo irritado ou comprimido (por exemplo, por uma hérnia de disco).

O nervo ciático vai da parte inferior das costas passando pela da parte posterior de cada coxa, e ramos para panturrilha (“batata” da perna) e para os pés e os dedos dos pés.

A Dor Ciática pode ser experimentada em qualquer lugar ao longo desta via nervosa, desde a parte da coluna lombar, nádegas (bumbum), posterior da coxa, a panturrilha, o pé ou os dedos dos pés.

Tratamento para Dor Ciática

É importante primeiro obter um diagnóstico preciso para a causa da Dor Ciática por duas razões:

  1. O tratamento dependerá da causa da Dor Ciática.
  2. A Dor Ciática pode ser causada por algumas condições médicas graves (como uma infecção, tumor ou fratura) que requerem atenção médica imediata.

Recomenda-se que todos os pacientes com Dor Ciática passe por consulta com um médico ou fisioterapeuta especialista em coluna vertebral, antes de iniciar qualquer programa de tratamento.

Tratar Dor Ciática é Parte de uma Rotina Diária

Para ser eficaz, o tratamento da Dor Ciática, além do atendimento de Terapia Manual, o paciente deverá fazer regularmente os exercícios orientados pelo fisioterapeuta (geralmente duas vezes ao dia), e eles devem ser feitos de forma correta. A execução correta dos exercícios evitará a piora do quadro e levará a descompressão do nervo, por isto é importante ter atenção a postura durante a execução do movimento.

É importante manter de forma contínua o programa de exercícios orientado pelo fisioterapeuta mesmo depois da alta, pois esta manutenção evitará futuros episódios de Dor Ciática.

Tratamento para Dor Ciática com um Disco Herniado

A Dor Ciática devido uma hérnia de disco é normalmente causada pela protrusão discal, onde o disco (“amortecedor das vértebras”) escorrega um pouco para fora da articulação, e irrita ou comprimir uma raiz nervosa, que por sua vez, faz com que a dor irradie ao longo do trajeto do nervo ciático.

O tratamento para Dor Ciática, que irradia para até a perna será realizado de acordo com a forma que os sintomas aparecem.

Por exemplo, se a dor inicia quando o paciente coloca o tronco para trás (extensão de tronco), o fisioterapeuta irá realizar primeiramente uma tração da coluna vertebral, a fim “abrir” o espaço entre as vértebras para diminuir a compressão do nervo e de forma lenta irá introduzir ao tratamento exercícios de mobilidade para esta coluna, desde que o paciente não sinta dor ao executar o exercício.

Somente após realizar a tração da coluna vertebral e ganhar mobilidade desta coluna o fisioterapeuta irá iniciar com exercícios de fortalecimento dos músculos abdominais e músculos paravertebrais, visando estabilizar a coluna vertebral e evitar futuras dores ciáticas.

Exercício para Dor Ciática com um Disco Herniado: Extensão de Tronco

O paciente deita sobre a barriga e apoia o corpo sobre os cotovelos, mantendo os quadris no chão. O paciente deverá sentir o alongamento do músculo abdominal e NÃO deverá sentir nenhum tipo de dor nas costas. Isso deve ser iniciado lenta e cuidadosamente, somente após a orientação do fisioterapeuta, visto que alguns pacientes não irão tolerar esta posição.

Mantenha a posição durante cinco segundos e gradualmente trabalhe até 30 segundos.

Objetivo completar 10 repetições de 30 segundos.

Exercícios para Dor Ciática com um Disco Herniado:  Fortalecimento dos músculos paravertebrais

Na posição de barriga para baixo com as mãos apoiadas nos ombros, levante um pouco a cabeça e o peito, olhando para o chão, mantenha o queixo abaixado.

Comece mantendo a posição por 5 segundos e gradualmente trabalhe até 20 segundos.

Objetivo completar 10 repetições de 20 segundos.

Exercícios para Dor Ciática com um Disco Herniado:  Fortalecimento dos músculos abdominais

Deite-se de costas (barriga para cima) no chão com os joelhos dobrados, as mãos nos ombros, coluna toda apoiada no chão até a ponta do bumbum. Em seguida, leve o queixo na direção do peito levantando a cabeça os ombros do chão, levante do chão até a metade das costas.

Segure por 04 segundos e, em seguida, abaixe lentamente para a posição inicial.

Objetivo completar 10 repetições de 4 segundos.

OBS: Para pacientes com dor no pescoço, coloque as mãos atrás da cabeça para apoiar o pescoço.

Para os pacientes que não conseguirem realizar este exercício devido a presença de dor. Assim deve iniciar com os exercícios dentro da água, apenas andando na água até a cintura.

Tratamento para Dor Ciática com Estenose Espinhal

A dor ciática causada pela irritação da raiz nervosa pode ser causada por estenose (fechamento) espinhal, uma condição que faz com que a passagem do nervo se estreite ou contraia.

Um sintoma típico da estenose espinhal é Dor Ciática que irradia ao longo do nervo ciático abaixo da perna ao andar, com alívio desta dor somente quando o paciente se senta.

A flexão da coluna (dobra para a frente) alivia a dor do paciente porque aumenta o tamanho da passagem do nervo. É por isso que as pessoas com estenose espinhal muitas vezes se sentem melhores quando se inclinam para frente (como apoiar-se em uma bengala, ou num carrinho de compras).

Somente após realizar a tração da coluna vertebral e ganhar mobilidade desta coluna o fisioterapeuta irá iniciar com exercícios, visando estabilizar a coluna vertebral e evitar futuras dores ciáticas.

Exercícios de Dor Ciática com Estenose Espinhal: Alongamento dos músculos posteriores

Os alongamentos para os músculos costas (os extensores da coluna). Deite-se de costas (barriga para cima) e puxe suavemente os joelhos para o peito até sentir um alongamento confortável nas costas (sem forçar ou sentir dor).

Mantenha por 30 segundos, e volte lentamente à posição inicial.

Objetivo completar 06 repetições de 30 segundos.

Exercícios de Alívio da Dor Ciática para Estenose: Fortalecimento dos músculos abdominais

Deite-se de costas (barriga para cima) no chão com os joelhos dobrados, as mãos nos ombros, coluna toda apoiada no chão até a ponta do bumbum. Em seguida, pressione as costas para o chão, apertando os músculos da barriga, puxando o umbigo para dentro e para cima, segure por 10 segundos.

Objetivo completar 10 repetições de 10 segundos.

Tratamento para Dor Ciática com Doença Degenerativa do Disco

Embora a doença degenerativa do disco mais frequentemente causa dor lombar, se um disco degenerado incide sobre uma raiz do nervo na parte inferior das costas também pode causar uma forma de Dor Ciática.

Exercícios para Dor Ciática com Doença Degenerativa do Disco: Estabilização lombar

Para a realização dos exercícios de estabilização lombar é necessário o acompanhamento de um fisioterapeuta qualificado, porque se feitos incorretamente oferecem poucos benefícios e tendem a ser muito mais difíceis do que parecem.

Este tipo de programa de exercício é progressivo, começando com os exercícios mais fáceis e avançando para os exercícios mais difíceis.

O aspecto mais importante da utilização destes exercícios para Dor Ciática é a detecção e controle do movimento na coluna vertebral. Uma vez aprendido, o corpo pode finalmente assumir e fazer isso sem o nível de concentração que leva no início.

PONTE: Deite-se de costas (barriga para cima) no chão com os joelhos dobrados, as mãos nos ombros, coluna toda apoiada no chão até a ponta do bumbum. Em seguida, levante lentamente o bumbum do chão.

Segure por 10 segundos e, em seguida, abaixe lentamente para a posição inicial.

Objetivo completar 10 repetições de 10 segundos.

OBS: Este exercício deve ser realizado com um tronco rígido.

Exercícios para Dor Ciática com Doença Degenerativa do Disco: Programa Mackenzie

Aliviar a Dor Ciática causada pela doença degenerativa do disco inclui encontrar a posição mais confortável para a coluna lombar e pelve e treinar o corpo para manter esta posição durante as atividades.

Ao fazer isso corretamente, pode-se melhorar a propriocepção (sensação de movimento) da coluna lombar e reduzir o excesso de movimento nesta área. Assim, irá reduzir a quantidade de irritação neste local, aliviando a dor e protegendo a área de mais dano.

Conclusão Sobre Dor Ciática e seu Tratamento Através dos Exercícios

O mais importante é conhecer a causa da Dor Ciática, assim o fisioterapeuta poderá traçar um tratamento específico e objetivo para aliviar a dor de forma eficaz e permanente.

Gostou das Dicas sobre Dor Ciática?

Estou curiosa para saber o que achou sobre este post.

Deixe seu comentário para eu saber sua opinião e assim eu poder melhorar a cada dia meus posts, pois eles são feitos especialmente para você.

 

Dor Ciática – Tratamento com Exercícios
5 (100%) 1 vote