A Dor Ciática ocorre quando o paciente está com um pinçamento ou uma compressão do nervo ciático que faz com que a dor desça para a perna, e muitas vezes chegue até o pé.

Dor Ciática: Causas mais Comuns

  1. Hérnia de disco

A hérnia de disco pode causar uma diminuição do espaço que passa o canal espinhal (medula espinhal), comprimindo assim a raiz nervosa.

  1. Espondilolistese

A espondilolistese, é o deslizamento (escorregamento) de uma vértebra sobre a outra, o que pode gerar uma compressão ou pinçamento na raiz nervosa.

  1. Pinçamento por contratura muscular

Qualquer músculo que exerça pressão sobre o nervo ciático que apresente dor irradiada na perna, respeitando o trajeto deste nervo pode ser responsável pela dor ciática.

Tratamento da Dor Ciática

O tratamento inicial para Dor Ciática é sempre feito de forma conservadora, através da fisioterapia e/ou tratamento medicamentoso.

Tratamento Fisioterapêutico para Dor Ciática

Termoterapia, aplicação de bolsa quente no local da dor, com objetivo de melhorar a circulação sanguínea e promovendo um relaxamento muscular.

Crioterapia, aplicação de bolsa de gelo no local da dor, o gelo produz uma analgesia (alivio da dor) e assim quebra o ciclo de dor-espasmo-dor.

Eletroterapia, existem aparelhos como o TENS, luz Infravermelha e Ultrassom terapêutico que promove o relaxamento e inibe a dor.

Porém é importante ressaltar que a aplicação destes recursos terapêuticos não deve se basear como único tratamento, pois é importante que o fisioterapeuta faça uma avaliação completa e verifique a real causa da Dor Ciática.

Os recursos mais específicos para o tratamento de Dor Ciática são: a Terapia Manual que inclui o RPG, a Mobilização Articular, a Mobilização Neural, a aplicação de Bandagem Funcional (Knesio tape e McConnell).

Exercícios, a prática de exercícios orientada é fundamental no final do tratamento fisioterapêutico pois são os exercícios que irão ajudar a prevenir futuras dores/crises.

Tratamento Medicamentoso para Dor Ciática

Os medicamentos são utilizados no caso de dores agudas ou crônicas, e normalmente utiliza-se analgésicos, anti-inflamatórios, podendo também realizar uma injeção de esteróides epidural ou um bloqueio do nervo.

Tratamento Cirúrgico para Dor Ciática

Ocasionalmente a cirurgia é necessária, mas sempre devemos tentar o tratamento conservador antes da cirurgia. Porém é importante ter um diagnóstico correto, onde iremos associar o exame físico (clínico) com os exames de imagem (principalmente ressonância magnética).

Somente após a confirmação de uma causa operável associada ao fracasso do tratamento conservador (fisioterapia) que o médico ira pensar numa abordagem cirúrgica.

Gostou das Dicas sobre Dor Ciática: Causas e Tratamentos?

Estou curiosa para saber o que achou sobre este post.

Deixe seu comentário para eu saber sua opinião e assim eu poder melhorar a cada dia meus posts, pois eles são feitos especialmente para você.

Dor Ciática: Causas e Tratamentos
5 (100%) 1 vote