Sexo na Terceira Idade

Sexo na Terceira Idade

O Sexo na Terceira Idade é um grande tabu para muitas pessoas. O fato de você ficar mais velho não significa que sua vida sexual deve sofrer. Uma vida sexualmente ativa é parte essencial da boa saúde, e é um mito a ideia que o sexo tem que sofrer quando você envelhece.

A saúde da vida sexual do idoso é um ponto importante. Se você dá ao sexo a atenção que merece, você pode manter uma vida sexualmente saudável e ativa, não importando a idade.

À medida que você envelhece, mudanças no corpo podem afetar a sua vida sexual. Isso pode levar a problemas como menos prazer durante o sexo ou até mesmo a dificuldade de se tornar sexualmente excitado.

O Sexo na Terceira Idade para a Mulher

Nas mulheres, as alterações hormonais após a menopausa, ou uma histerectomia, podem fazer com que a vagina se torne mais curta, mais estreita e menos lubrificada.

Essas alterações vaginais podem tornar o sexo um pouco desconfortável e consequentemente pouco agradável. Além disso, os efeitos psicológicos do envelhecimento podem tornar o sexo menos agradável para algumas mulheres.

O Sexo na Terceira Idade para o Homem

Nos homens, o envelhecimento está associado a um risco aumentado de se tornar impotente, ou manter uma ereção. Alguns homens acham que quando envelhecem, as ereções podem ser menos firmes ou menos duradoras do que costumavam ser, ou que diminua a ejaculação durante um orgasmo.

Maneiras de Melhorar a Vida Sexual na Terceira Idade

Problemas de saúde são mais comuns na velhice, e certas condições relacionadas à idade também podem afetar a satisfação sexual em homens e mulheres, a exemplo de Artrite, Diabetes, Doença cardíaca, Dor crônica, Acidente vascular encefálico e Incontinência urinária.

Você não pode parar o processo de envelhecimento, e tão menos, pode deter suas consequências, contudo existem muitas maneiras de preservar uma vida sexual saudável na terceira idade durante esse processo, tais como:

  • Cuidado à sua saúde em geral, evitando doenças crônicas, tais como descritas acima.
  • Praticar exercícios regularmente, preferencialmente acompanhado de um profissional qualificado.
  • Alimentação saudável, a ingestão de alimentos saudáveis irá ajudar seu corpo a trabalhar melhor.
  • Beber bastante água, manter seu corpo hidratado fará com que ele trabalhe melhor.
  • Evite fumar e consumir excessivamente bebidas alcoólicas e gerencie o estresse em sua vida.

Todos esses pontos ajudam a manter vivo e saudável o sexo na terceira idade.

Diálogo com o Parceiro é Fundamental para a Vida Sexual do Idoso

Comuniquese com seu parceiro, pois seu relacionamento é parte importante de sua saúde sexual, converse sobre seus desejos sexuais e discuta quaisquer mudanças sexuais que esteja enfrentando, seja um bom ouvinte também.

Tente algo novo, explore mais o seu parceiro durante as relações sexuais, experimente novas posições sexuais, tenha relações sexuais em momentos diferentes do dia e concentre-se mais nas preliminares, isso pode tornar a sua vida sexual mais emocionante e satisfatória.

Esteja Sempre Aberto para Conhecer Novas Pessoas

Se você for solteiro, esteja aberto para conhecer novas pessoas com afinidades em comum com as suas. Assim se envolverá em novos círculos e atividades sociais, o que implicará novas experiências, emoções e novos prazeres.

A participação em eventos em seu centro comunitário local como em aulas de educação para adultos em uma faculdade ou universidade próxima, ou até mesmo a frequência em aulas de dança, por exemplo; tudo refletirá mais tarde de forma positiva nas próximas relações sexuais com seu parceiro ou parceira, uma vez que isso, principalmente na faixa etária em questão, configura-se no fortalecimento da autoestima e, por consequência, na sua relação afetiva e sexual.

Acompanhamento de um Especialista

Caso sinta-se inseguro em conversar com seu parceiro ou parceira acerca da sua saúde sexual, converse com seu médico, um profissional especializado em sexo na terceira idade.

Em alguns casos, tratar um problema de saúde secundário, tomando um medicamento, para ajustar a pressão arterial, a diabetes, ou o uso dos anti-histamínicos ou antidepressivos podem resolver os problemas sexuais, como a impotência.

Quando um problema de saúde ou medicação não é o problema, existem maneiras simples de tratar muitas das questões sexuais comuns que as pessoas experimentam à medida que envelhecem. Por exemplo, as mulheres que têm pouca lubrificação vaginal muitas vezes podem encontrar satisfação usando lubrificantes ou suplementos de estrogênio vaginal.

A impotência em homens pode frequentemente ser sanada ou revertida com medicamentos, terapia de reposição hormonal, implantes de pênis, cirurgia ou aconselhamento sexual.

Conclusão sobre a Vida Sexual na Terceira Idade

Definitivamente assumir o fim de sua vida sexual durante o envelhecimento é um equivoco, você pode permanecer sexualmente ativo durante os muitos e muitos anos.

Gostou das Dicas sobre como manter sua vida sexual ativa após os 60 anos?

Estou curiosa para saber o que achou sobre este post.

Deixe seu comentário para eu saber sua opinião e assim eu poder melhorar a cada dia meus posts, pois eles são feitos especialmente para você.

Avalie este Artigo