Exercícios para Osteoporose

Exercícios para Osteoporose

A prática de Exercícios para Osteoporose irá ajudar, caso você tenha osteoporose ou osteopenia. Talvez você tenha o pensamento equivocado quanto à ideia de que exercício físico o levará à fratura. Na verdade, ao utilizar seus músculos, você os fortalece e protege os seus ossos.

A osteoporose é uma das principais causas de incapacidade entre mulheres idosas, e ela implica uma desordem do osso, que o faz ficar enfraquecido. A osteoporose muitas vezes resulta em fraturas no quadril e coluna vertebral, o que pode limitar gravemente a sua mobilidade e independência.

Como você pode reduzir o risco dessas fraturas que podem alterar a sua vida? Saiba que os exercícios para osteoporose podem ajudar. Certos tipos de exercícios podem fortalecer os músculos e os ossos, enquanto outros tipos terão como objetivo melhorar o equilíbrio, porém ambos irão ajudar a prevenir quedas.

Nunca é tarde demais para começar os exercícios físicos. Em se tratando de mulheres que atingiram a menopausa, a atividade física regular pode:

  • Aumentar a sua força muscular.
  • Melhorar o seu equilíbrio.
  • Diminuir o risco de fratura óssea.
  • Manter ou melhorar a sua postura.
  • Aliviar ou diminuir a dor.

Uma vez constatada a osteoporose através dos exames médicos específicos, é necessário conscientizar-se sobre a doença, a fim de que você encontre as atividades mais seguras e agradáveis para o seu caso, a saber a quantidade de perda óssea perdida e seu quadro geral de saúde.

Consulte seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios para osteoporose, pois você poderá precisar de alguns exames primeiro, tais como a medição da densidade óssea e a avaliação de seu condicionamento físico.

Enquanto isso, pense sobre o tipo de atividades que você mais gosta, porque, se escolher um exercício que lhe agrade e lhe traga prazer, é mais provável manter tal prática por um longo período.

Saiba quais os Exercícios para Osteoporose são recomendados, caso você já tenha confirmado o seu diagnóstico:

  • Exercícios de treinamento de força.
  • Exercícios de resistência muscular.
  • Atividades aeróbicas, preferencialmente sem grandes impactos nas articulações.
  • Exercícios de flexibilidade.
  • Exercícios de estabilidade e equilíbrio.

Devido aos diferentes graus de osteoporose e ao risco de fratura, você pode ser desencorajado de fazer certos exercícios. Pergunte ao seu médico ou fisioterapeuta se você está em risco de problemas relacionados à osteoporose e descubra quais exercícios são apropriados para você.

1o Exercícios para Osteoporose: Treinamento de Força

Inclui o uso de pesos livres, faixas elásticas ou a utilização de seu próprio peso para fortalecer os principais grupos musculares, especialmente os músculos espinhais e abdominais, que são muito importantes para a manutenção da postura ereta.

2o Exercícios para Osteoporose: Treinamento de Resistência

Também pode ajudar a manter a densidade óssea. Se você usar máquinas de peso, tome cuidado para não torcer a coluna durante a realização de exercícios para osteoporose ou ajustar as máquinas.

O Treinamento de resistência deve ser adaptado à sua capacidade e tolerância, especialmente se você tem dor. Um fisioterapeuta ou educador físico com experiência em osteoporose pode ajudá-lo a desenvolver rotinas de treino, com formas e técnicas apropriadas. Durante o treinamento, tais profissionais são cruciais para prevenir lesões e obter o máximo de resultado em seu treino.

3o Exercícios para Osteoporose: Atividades Aeróbicas

As atividades aeróbicas incluem caminhadas, corridas, dança, escalada, jardinagem ou mesmo exercícios em simuladores de caminhada ou escada; o ideal mesmo é que seja feito em pé, para que ocorra descarga de peso em seu corpo, mas tudo dependerá de como você estará ao iniciar a prática de exercícios.

Esse tipo de exercício para osteoporose trabalhará diretamente sobre os ossos da perna, quadril e coluna lombar, e com isso poderá diminuir a perda de minerais (osso) destas áreas, minimizando as consequências da osteoporose, além de fornecem benefícios cardiovasculares.

É importante saber que as atividades aeróbicas são benéficas para a sua saúde geral, porém seu treinamento não deverá ter somente exercícios aeróbicos, pois também é importante trabalhar o ganho de força, flexibilidade e equilíbrio.

Natação e ciclismo têm muitos benefícios, mas tais atividades não fornecem a carga de peso necessária em seu corpo para que retardem a perda óssea. Se gosta dessas atividades, você deve praticá-las, contudo é necessário praticar atividades de fortalecimento muscular com o peso.

4o  Exercícios para Osteoporose: Ganho de Flexibilidade

Mover as articulações com amplitude total do movimento ajuda a manter os músculos em bom funcionamento. Partindo desse princípio, é importante flexibilizar (alongar) o corpo após o aquecimento muscular, isso quer dizer, no final da prática dos exercícios.

Os exercícios para osteoporose com objetivo de melhorar a flexibilidade devem ser realizados de forma suave e lenta, sem gerar dor. Pergunte ao seu fisioterapeuta quais os exercícios de flexibilidade (alongamento) são melhores para você.

5o Exercícios para Osteoporose: Exercícios de estabilidade e equilíbrio

Ajudam seus músculos a trabalhar juntos de forma que mantém você mais estável e menos propensos a cair. A prevenção de quedas é especialmente importante para pessoas com osteoporose. Exercícios simples, tais como, ficar em pé, apoiando somente uma perna, ou exercícios baseados em movimento, como o tai chi, podem melhorar sua estabilidade e equilíbrio.

Se você tem osteoporose, NÃO faça os exercícios de alto impacto, como os saltos.

A corrida sem o preparo necessário para o corpo pode ser prejudicial; evite movimentos bruscos e rápidos, inicialmente; escolha os exercícios com movimentos lentos e controlados.

Conforme seu corpo for ganhando força, estabilidade, flexibilidade e equilíbrio, você poderá avançar para os exercícios mais complexos, por isso, sempre será importante o acompanhamento de um fisioterapeuta ou educador físico qualificado, o qual lhe orientar sobre a melhor forma de evoluir.

6o Exercícios para Osteoporose: Inclinar e Girar o Tronco

Pode parecer para muitos um grande risco à lesão, porém se você iniciar seu programa de treinamento físico, seguindo as orientações citadas acima, em pouco tempo você poderá realizar estes movimentos de tocar os dedos dos pés, pegar uma bolsa no banco de trás do carro sem medo.

O mais importante é saber o limite de seu corpo, para que a cada dia, com os treinos, você possa ir mais longe.

Conclusão sobre Exercícios para Osteoporose

Caso possua osteoporose, saiba que com treinamento certo sua vida não terá grandes limitações. O mais importante é a manutenção da rotina do treino, sempre visando a um objetivo, realizando uma atividade que lhe traga prazer, com acompanhamento de um fisioterapeuta ou educador físico qualificado.

Agora se você não tem certeza de quão saudáveis sejam seus ossos, fale com o seu médico, faça seus exames de rotina, pois a prevenção sempre será o melhor caminho.

Enfim, não deixe que o medo das fraturas o paralise, tornando-o sedentário.  Comece hoje mesmo a transformar sua vida praticando exercícios para osteoporose se for o seu caso.

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Como os Exercícios para Osteoporose Podem Ajudar Pessoas acima dos 60 anos?
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