Exercícios para Artrite

Exercícios para Artrite

Quando você pensar em iniciar um programa de exercícios para artrite, saiba qual o tipo de exercício indicado para que obtenha a esperada melhora, para isso é importante o acompanhamento de um fisioterapeuta.

O exercício para artrite pode ser fundamental, uma vez que aumenta sua força e flexibilidade, reduz a dor nas articulações e ajuda a combater a fadiga. Naturalmente, quando suas articulações estiverem rígidas e doloridas, você ficará muito desanimado, e provavelmente não terá nenhum estímulo, nem mesmo de pensar no fato de caminhar ou nadar um pouco.

Você não precisa correr uma maratona ou nadar tão rápido quanto um competidor olímpico para praticar exercícios para artrite. O exercício moderado pode aliviar suas dores e ajudá-lo a manter um peso saudável. Quando a artrite ameaça imobilizá-lo, o exercício irá mantê-lo ativo.

O exercício pode ajudá-lo a melhorar a sua saúde e condicionamento físico sem comprometer suas articulações.

Programa de Treinamento Exercício para Artrite

Com um programa de treinamento orientado, o exercício para artrite pode:

  • Fortalecer os músculos que envolvem todas as articulações.
  • Ajudar a manter a sua força óssea.
  • Dar mais energia para você passar o dia.
  • Tornar seu sono mais reparador, fazendo que você tenha uma boa noite de sono.
  • Ajudar a controlar seu peso.
  • Melhorar a sua qualidade de vida.
  • Melhorar o seu equilíbrio.

Embora você pense que o exercício possa agravar suas dores articulares ou aumentar a rigidez, o problema maior é o sedentarismo que comprometerá ainda mais as suas articulações, intensificando as dores e a rigidez.

A atividade física regular e moderada deixará seus músculos e tecidos fortes, o que é fundamental para a sustentação dos ossos. Já o sedentarismo deixará os músculos posturais fracos e instáveis, sobrecarregando as articulações.

Converse com seu fisioterapeuta sobre como ajustar o exercício em seu plano de tratamento.

Quais os exercícios para artrite mais indicados para você? 

Isto dependerá do tipo de artrite que você possui e quais articulações estão envolvidas nesse contexto. Seu fisioterapeuta poderá lhe orientar a respeito da escolha do melhor plano de exercícios, os quais lhe darão mais benefícios com o menor agravamento de dor.

Ele lhe recomendará exercícios de amplitude de movimento, exercícios de fortalecimento, exercícios aeróbicos ou outras atividades. 

1o Exercícios de amplitude de movimento:

São exercícios para aliviar a rigidez e aumentar a sua capacidade de mover suas articulações, através do movimento completo. Estes exercícios podem incluir movimentos como levantar os braços sobre a cabeça ou rodar os ombros para a frente e para trás. Na maioria dos casos, esses exercícios podem ser feitos diariamente. 

2o Exercícios para artrite com foco no fortalecimento:

No campo dos exercícios para artrite, os exercícios de fortalecimento ajudam a construir músculos fortes que ajudam a sustentar e proteger as articulações.

O treinamento com pesos é exemplo de um exercício de fortalecimento que pode ajudá-lo a manter ou aumentar sua força muscular. Lembre-se de evitar exercitar os mesmos grupos musculares dois dias seguidos.

Descanse um dia entre seus exercícios, e descanse um dia ou dois a mais se suas articulações ficarem doloridas ou inchadas.

Ao iniciar um programa de treinamento de força, o ideal é manter uma frequência de três dias por semana para iniciar sua melhoria física, mas dois dias por semana é o mínimo que você precisa para manter para seus ganhos.

3o Exercício aeróbico para artrite

Os exercícios aeróbicos ou exercícios de resistência ajudam com sua aptidão geral. Eles podem melhorar a sua saúde cardiovascular, assim como a controlar o seu peso e dar-lhe mais resistência e energia.

Alguns exemplos de exercícios aeróbicos de baixo impacto que são mais indicados para proteger as articulações incluem andar, andar de bicicleta, nadar e usar uma máquina elíptica.

Tente manter uma rotina de caminhada moderada de 2 horas e 30 minutos toda semana, isto quer dizer, 50 minutos três vezes por semana.

Você pode dividir esse tempo em 5 blocos de 10 minutos, se você achar isso mais fácil.

Exercício aeróbio de intensidade moderada é mais seguro e mais eficaz se for feito na maioria dos dias da semana, mas mesmo dois dias por semana é melhor do que nenhum exercício.

Para determinar se você está na zona de exercício de intensidade moderada, você deve ser capaz de realizar uma conversa durante o exercício, embora a sua taxa de respiração seja elevada aumentada.

Comece devagar para aliviar as articulações realizando exercícios com baixo impacto. Se você empurrar muito algo duro, poderá gerar um excesso de trabalho em seus músculos e piorar a dor nas articulações. 

Considere estas dicas quando você começar a fazer exercícios para artrite:

  • Mantenha o impacto baixo: exercícios de baixo impacto como bicicletas estacionárias ou reclinadas, instrutores elípticos ou exercícios na água ajudam a manter o estresse articular baixo enquanto você se movimenta.
  • Aplique calor: o calor pode relaxar suas articulações e músculos, e aliviar qualquer dor que você tenha antes de começar. Tratamentos térmicos, tais como toalhas quentes, bolsa de água quente ou uma ducha quente, deve ser quente e não dolorosamente quente, e deve ser aplicado por cerca de 20 minutos.
  • Movimentos suaves nas articulações: no início os movimentos suaves servirão para aquecer; você pode começar com exercícios de amplitude de movimento por cinco a dez minutos antes.
  • Exercícios de força ou resistência: Você fará os exercícios de fortalecimento ou exercícios aeróbicos, assim inicie de forma lenta com movimentos fáceis, se você sentir dor, faça uma pausa.
  • Dor aguda: A dor aguda é a dor mais forte do que sente normalmente e pode indicar que algo está errado. Diminua o ritmo se você notar inchaço ou vermelhidão em suas articulações.
  • Gelo: Aplique gelo em suas articulações por no máximo 20 minutos, conforme necessário após a atividade, especialmente após a atividade que causa inchaço das articulações.
  • Escute seu corpo: Confie em seus instintos e não faça mais do que você acha que suas articulações possam suportar. Quando o movimento se tornar fácil, lentamente aumente seu tempo e a intensidade do exercício, para você progredir.
  • Sentir o corpo após o exercício: Você poderá sentir alguma dor depois que se exercita, em casos de pessoas sedentárias. Em geral, se você está dolorido por mais de duas horas após o exercício, você provavelmente estava exagerando na atividade. Fale com o seu médico sobre o que é dor normal e o que é a dor de um sinal de algo mais grave.
  • Artrite reumatoide: Se você tiver artrite reumatoide, pergunte ao seu médico se você deve fazer exercícios para artrite global ou localizado. Uma opção é trabalhar somente as articulações, realizando apenas exercícios de amplitude de movimento para manter seu corpo ativo, ou exercitar em água para não sobrecarregar suas articulações. Verifique com seu médico sobre programas de exercícios em sua área para pessoas com artrite. Alguns hospitais, clínicas e clubes de saúde oferecem programas especiais.

Conclusão dos Exercícios para Artrite

Exercícios para artrite de conscientização corporal, como formas de yoga ou tai chi, podem ajudá-lo a melhorar o equilíbrio, prevenir quedas, melhorar a postura, a coordenação e promover o relaxamento. Estes também podem ser considerados exercícios para artrite. Lembre-se de informar seu professor sobre sua condição e evitar posições ou movimentos que podem causar dor.

Lembre-se de que qualquer movimento, não importa quão pequeno, pode ajudar, tais como atividades diárias de cortar o gramado, aparar as folhas e passear com os cachorros. O mais importante é manter o seu corpo ativo rumo a uma vida disposta, produtiva e feliz. Pare de pensar e dê passos para isso.

Os exercícios para artrite podem te ajudar muito.

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Exercícios para Artrite que Auxiliam no Alívio da Dor e da Rigidez
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