Exercícios Físicos para Idosos

Exercícios Físicos para Idosos

Todos nós já ouvimos falar sobre os muitos benefícios dos Exercícios Físicos para Idosos, tais como um coração mais saudável, ossos mais fortes, melhor aparência e flexibilidade aumentada.

Contudo o foco deste texto será os benefícios adicionais dos Exercícios Físicos para Idosos.

Muitas características associadas à idade avançada, como a incapacidade de caminhar longas distâncias, subir ou descer escadas, ou carregar mantimentos, são em grande parte devido à falta de atividade física.

No entanto, 40% das pessoas entre 45 e 65 são considerados sedentários, se consideramos somente as pessoas acima dos 65 anos, esse número sobe para 60%.

Alguns estão preocupados com possíveis lesões ou doenças causadas pelos dos Exercícios Físicos para Idosos. Outros pensam que os Exercícios Físicos para Idosos significam uma atividade extenuante, impossíveis de realizar. O que eles podem não perceber é que poderia ser um risco a mais não praticar a atividade física.

Os idosos podem se beneficiar tremendamente com exercício físico regular. Eles têm ainda mais a ganhar com a prática de exercícios do que as pessoas mais jovens, tornando-se mais ativo; seus problemas de saúde diminuirão.

Os Exercícios Físicos para Idosos: Melhora o Desempenho Mental 

A atividade física moderada pode auxiliar os idosos a aumentar a capacidade mental. A pesquisa relaciona a atividade física com um declínio mental mais lento. Exercícios aumentam o fluxo sanguíneo para todas as partes do seu corpo, incluindo o cérebro; e pode promover o desenvolvimento celular nessa área.

O exercício físico para idosos quando iniciado cedo e mantido ao longo do tempo, é benéfico na prevenção da demência e da doença de Alzheimer. (Fonte: Senior Journal.com)

Benefícios dos Exercícios Físicos para Idosos:

  1. Prevenção de doenças: O exercício físico para idosos pode atrasar ou prevenir muitas doenças associadas ao envelhecimento, como diabetes, câncer de cólon, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral entre outros. Reduzindo a morte global e taxas de hospitalização, de acordo com o Instituto Nacional do Envelhecimento.
  1. Melhorar a cicatrização: Lesões e feridas demoram mais para curar à medida que as pessoas envelhecem. Exercício regular por adultos mais velhos pode acelerar o processo de cicatrização de feridas em até 25%. (Fonte: Senior Journal.com)
  1. Melhorar a qualidade de vida: Um novo estudo descobriu que os idosos sedentários que incorporaram exercício em seus estilos de vida tiveram sua função física e psicológica melhoradas. (Fonte: SeniorJournal.com)
  1. Aumentar a força: O exercício físico para idosos ajuda a prevenir quedas, uma das principais causas de fratura de quadril e outras lesões que muitas vezes levam à incapacidade e perda de independência. (Fonte: Senior Journal.com) 
  1. Aumentar a expectativa de vida: Os benefícios são maiores entre as pessoas mais ativas, mas também são evidentes entre aqueles que relataram atividade moderada.
  1. Doses homeopáticas: “Quando se trata de exercício físico para idosos, a consistência é mais importante do que a intensidade”. Os pesquisadores descobriram que você não precisa fazer exercícios exaustivos para obter benefícios de saúde.  “Exercícios moderados, como andar cinco ou mais dias por semana, podem levar a benefícios substanciais para a saúde, mesmo em pequenas quantidades de atividade física, digamos 10 minutos de cada vez, podem ser benéficas. “
  1. Sempre é hora de começar: Pessoas que tem 80 ou 90 anos também podem se beneficiar muito com a prática de exercício físico para idosos. O exercício regular pode ajudar a prevenir ou atrasar algumas doenças e incapacidades, próprias do envelhecimento.

Em alguns casos, pode melhorar a saúde e a independência entre as pessoas idosas que já têm doenças e deficiências, se for feito a longo prazo e regularmente.

A chave é encontrar alguma atividade física que você realmente gosta de fazer, e começar em um nível que você possa manter, e com o tempo, ir aumentando a intensidade e frequência. Comece marcando uma avaliação médica antes de iniciar um programa de exercícios.

Dicas para manter um programa de Exercícios Físicos para Idosos:

  1. Tenha um plano: Identificar obstáculos e encontrar caminhos em torno deles. Por exemplo, sua rotina de treinamento poderia facilmente funcionar no período de feriados e férias. Procure hotéis onde tenha uma academia e inclua uma caminhada ou passeio de bicicleta por lugares cênicos ou históricos em seus planos de férias.
  1. Revise seus objetivos: Se você começar a sentir que não vale a pena, pense em por que você decidiu mudar em primeiro lugar. Talvez você queria perder peso, talvez você tenha o desejo de regular a pressão arterial, ou esteja começando a controlar a sua diabetes. Lembre-se dos objetivos e dos resultados alcançados como daqueles que você ainda está se esforçando alcançar.
  1. Mobilize seu sistema de apoio: Chame os amigos, membros da família ou vizinhos que foram seus incentivadores para a prática de exercícios. Eles podem encorajá-lo a manter sua atividade física.
  1. Seja tolerante com você mesmo. Lembre-se que a mudança leva tempo.

Conclusão sobre os Benefícios dos Exercícios Físicos para Idosos

Como vê, os motivos para iniciarem com a prática dos Exercícios Físicos para Idosos são tão diversos quanto o leque de exercícios físicos existentes.

Cabe a você, somente a você, escolher o tipo de exercício que lhe traga mais prazer. O importante é se movimentar regular e moderadamente.

Gostou das Dicas sobre os Benefícios dos Exercícios Físicos para Idosos?

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