Envelhecer de Forma Saudável

Envelhecer de Forma Saudável

Devemos preparar nossa saúde para conseguir Envelhecer com saúde, como mais uma etapa de nossa vida. “Se eu soubesse que viveria tanto tempo, eu teria cuidado melhor de mim mesmo”, assim disse Eubie Blake, o grande compositor e pianista de ragtime que ainda estava tocando aos 99 anos, um ano antes de sua morte.

Agora analisemos, se você tem 65 anos ou mais, provavelmente você fez um planejamento financeiro, mas será que você também fez um planejamento de vida de forma a conseguir plenamente envelhecer com saúde para e chegar aos 90 anos de forma ativa? 

Neste artigo você saberá o quanto esse planejamento é importante e que deve ser feito desde a nossa juventude, porém sempre é tempo de começar a se planejar. Serão também destacadas algumas doenças decorrentes dos nossos maus hábitos e que são pioradas com o tempo.

Como Você Deve se Preparar para Envelhecer com Saúde

Saiba que um grande número de doenças que surgem com o avançar da idade poderiam ser prevenidas ou minimizadas. Quanto mais atitudes saudáveis você tiver na meia-idade, maiores são as chances de Envelhecer de Forma Saudável. 

A obesidade e a síndrome metabólica

A obesidade e a síndrome metabólica, por exemplo, são os maiores problemas encontrados nos idosos; cerca de três quartos dos adultos com 60 anos ou mais estão com sobrepeso ou obesos.

A obesidade está relacionada a diabetes tipo 2, doença cardiovascular, câncer de mama e cólon, doença da vesícula biliar e pressão arterial elevada.

Mais de 40% dos adultos com 60 anos ou mais têm uma combinação de fatores de riscos conhecidos como síndrome metabólica, o que coloca as pessoas em maior risco de desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.

É muito importante perceber a gravidade disso e a partir dai começar a se cuidar para Envelhecer com saúde e não passar por esses problemas.

A síndrome metabólica é caracterizada pela associação das seguintes características:

  1. Circunferência abdominal superior a 101,5 centímetros em homens e 89 centímetros em mulheres (corpo em forma de maçã).
  2. Nível de triglicerídeos superior a 150 mg / dL.
  3. Nivel do HDL (conhecido como colesterol “bom”) inferior a 40mg / dL em homens, 50 mg / dL em mulheres.
  4. Pressão arterial de superior a 130/85.
  5. Nível de glicose em jejum superior a 110 mg / dL.

As mulheres em perimenopausa e menopausa tendem a acumular gordura em torno da cintura e quadris, e os homens começam este acúmulo pelo intestino.

As Melhores Formas de Combater a Gordura Corporal para Envelhecer com Saúde

A melhor maneira de combater o aumento de gordura corporal para Envelhecer de Forma Saudável é através do aumento da prática de exercícios, redução consumo de calorias e da ingestão de bebidas alcoólicas, porque muitas calorias do álcool vão direto para o intestino.

Além disso, devemos eliminar a ingestão de gorduras TRANS e evitar alimentos adoçados com xarope de milho de alta frutose, que é um edulcorante muito comum, que pode ser encontrado em quase tudo, em refrigerantes, barras de cereais, iogurtes com baixo teor de gordura, entre outros.

Desde a juventude, devemos comer sempre alimentos mais naturais e preferencialmente preparados em casa. Como se vê, sofremos mais com o passar dos anos, e se não nos conscientizarmos disso, e não mudarmos certos hábitos, a tendência é adoecermos mais facilmente.

ARTRITE: Doença Comum em Idosos

A artrite afeta quase metade da população idosa e é uma das principais causas de deficiência. A artrite nos joelhos é o preço que pagamos por andarmos eretos em duas pernas.

O segredo para a prevenção é evitar o uso excessivo de salto alto, praticar exercícios regulares, evitar aquela “pelada” de final de semana sem nenhum preparo físico, e parar de sentir dor quando estiver realizando algum tipo de atividade.

Lembre-se que NÃO é verdade aquele velho ditado:  “Sem Dor, Sem Ganho”! Somado a isso é importante controlar o peso tanto para a saúde das articulações quanto para a saúde de seu coração.

Um dos estudos de Framingham mostrou que uma perda de peso de apenas 11 quilos poderia reduzir o risco de desenvolver osteoartrite nos joelhos em 50% dos idosos.

Tomando essas precauções, certamente aumentarão as chances de Envelhecer de Forma Saudável.

Cuidar da Osteoporose e prevenção das Quedas é um paço importante para Envelhecer com Saúde

A osteoporose e as quedas são muito comuns entre os idosos. Um em cada três idosos caem todos os anos; caso tenham osteoporose ou osteopenia, o risco de quebrar algum osso é infinitamente maior, o que por sua vez, traz para o idoso um quadro de saúde física e psicológica bem complexo.  Essas enfermidades afetam quase 44 milhões de adultos de 50 anos ou mais; a maioria mulheres, de acordo com a Associação Nacional de Osteoporose.

Para Envelhecer com saúde é imprescindível entender que a osteoporose não faz parte do envelhecimento normal; o que implica dizer que comportamentos saudáveis, e o tratamento, quando apropriado, podem, respectivamente, prevenir ou minimizar a doença.

Sabemos que mais de um terço dos adultos com 65 anos ou mais sofreram uma queda, dentre os quais 20% a 30% sofreram lesões que diminuíram a sua mobilidade, aumentando sua dependência.

A queda é a principal causa de morte por lesão nesta faixa etária, por isso precisamos evitá-la, consumindo o cálcio necessário para o corpo através da alimentação; além disso não possuir hábitos que roubam o cálcio, como fumar, ingerir bebida alcóolica ou refrigerantes.

Osteoporose nas Mulheres

Uma das razões pelas quais as mulheres estão especialmente em risco de osteoporose é a gestação, pois é preciso um monte de cálcio para o desenvolver um bebê, e esse cálcio é retirado dos ossos da mãe, se ela não estiver recebendo o suficiente em sua dieta.

O consumo da vitamina D também conhecida como “a vitamina sol”, também é importante para o fortalecimento dos ossos. Usar protetores solares para proteger contra o câncer de pele é sábio, mas os protetores solares bloqueiam os raios ultravioletas que são vitamina D para o corpo.

Além disso, com a idade, o corpo se torna menos eficiente na produção da vitamina a partir da luz solar. O fortalecimento muscular também ajuda a manter os ossos saudáveis.

A prática da atividade física sempre será benéfica em qualquer idade, nunca é tarde demais para iniciar, porém quanto mais cedo melhor para conseguir Envelhecer de Forma Saudável.

Quando as mulheres envelhecem, a taxa de câncer de endométrio aumenta; às vezes, as mulheres relaxam na rotina dos exames ginecológicos após a idade fértil, mas é importante manter esses exames regulares.

O Câncer de Próstata nos Homens

Já entre os homens, com o tempo, o risco de câncer de próstata aumenta, sendo mais acentuado entre homens negros. O acompanhamento médico deve começar aos 40 anos, e o exame de toque deve ocorrer pelo menos uma vez ao ano. Se você é homem e tem como meta Envelhecer com saúde, não deixe de fazer o exame de próstata.

O Câncer de Pulmão

O câncer de pulmão é responsável por mais mortes do que o câncer de mama, próstata e cólon combinados, assim a melhor prevenção é parar de fumar ou frequentar ambientes onde outras pessoas fumam.

Doença Cardiovascular

A doença cardiovascular afeta mais de um terço de homens e mulheres na faixa etária de 45 a 54 anos, e a incidência aumenta com a idade; as doenças cardiovasculares, que são doenças do coração ou dos vasos sanguíneos, tais como, arteriosclerose, doença coronariana, arritmia, insuficiência cardíaca, hipertensão, hipotensão ortostática, acidente vascular cerebral e doença cardíaca congênita.

Porém um estilo de vida saudável pode reduzir o risco de doenças cardíacas em até 80%, de acordo com dados do Nurses ‘Health Study. Um extenso esforço de pesquisa envolvendo mais de 120.000 mulheres com idades compreendidas entre os 30 e os 55 anos, a partir de 1976, concluiu pela análise dos dados, durante 14 anos, que as mulheres que não tinham excesso de peso, não fumavam, ou consumiam cerca de uma dose de bebida alcoólica por dia, praticavam exercícios intensos, durante 30 minutos ou mais, todos os dias e possuíam uma dieta de baixo teor de gordura e alta fibra, teve o menor risco de doença cardíaca.

Se você tem pressão arterial elevada, e quer mantê-la sob controle, pode iniciar limitando a ingestão de sal e evitar o consumo de comidas industrializadas, pois esses alimentos são carregados de sal, mais uma razão para comer alimentos naturais preferencialmente preparados em casa.

Tomando esses cuidados, você aumentará as chances de Envelhecer de Forma Saudável.

Cuidar da Visão é Muito Importante para quem Deseja Envelhecer com Saúde

perda de visão com o passar dos anos está relacionada com as doenças oculares, degeneração macular, catarata, retinopatia diabética e glaucoma, e afetam 119 milhões de pessoas com 40 anos ou mais, de acordo com o censo de 2000.

E esse número deve duplicar nas próximas três décadas. Comer alimentos com alto teor de antioxidantes pode ser útil na redução da perda de visão devido à degeneração macular, o uso de suplementos vitamínicos pode ajudar a saúde ocular.

Existem alguns indícios que os fumantes estão em maior risco de degeneração macular, de modo que é outra razão para parar de fumar. Exames oftalmológicos regulares devem incluir rastreio para glaucoma, pois o primeiro sintoma é a perda de visão, a doença pode ser tratada, mas a visão perdida para o glaucoma não pode ser restaurada.

É muito comum os idosos apresentarem uma perda auditiva, 29% das pessoas com perda auditiva possuem entre 45 a 65 anos; 43% daqueles com perda auditiva possuem 65 anos ou mais.

Consequências da Perda da Audição

A perda da audição tem um impacto sobre a qualidade de vida e pode levar à depressão e retirada das atividades sociais, embora os aparelhos auditivos possam ajudar, apenas uma em cada quatro pessoas se adaptam e utilizam o aparelho.

A alta incidência da perda auditiva é comum na velhice e agravada por um estilo de vida que inclui a exposição a sons altos, como, por exemplo, trabalhar em um ambiente ruidoso, como aeroportos ou fábricas.

Saúde Mental é Fundamental para Envelhecer de Forma Saudável

Verifique como esta sua saúde mental, avalie sua memória e seu bem-estar emocional, o fato de você ter passado dos 65 anos NÃO lhe obriga a iniciar com episódios de esquecimentos, pelo contrario, o que leva, principalmente, a perda de memória são o estresse, a ansiedade e a sobrecarga mental.

Nosso cérebro foi feito para realizar uma coisa de cada vez, a multitarefa sobrecarrega o cérebro. Se você fizer as coisas que mantêm o seu coração saudável também manterá o cérebro saudável, os mesmos vasos sanguíneos que vão para o coração se ramificam e vão para o cérebro, assim, exercitar-se, controlar a pressão arterial, parar de fumar, e caso tenha diabetes, controle-a.

Tudo isso ajudará o bom funcionamento de seu cérebro.  Manter-se mentalmente ativo é tão importante quanto ficar fisicamente ativo, junte-se a um clube de livros, fique atento aos eventos atuais, participe em conversas estimulantes e faça palavras cruzadas.

A Depressão

Em todas as faixas etárias, a depressão é muitas vezes sub diagnosticada e não tratada. Muitas pessoas acreditam erroneamente que a depressão é uma condição natural da velhice, pelo fato de você estar lidando com várias mudanças em sua vida, como por exemplo a saída dos filhos de casa, a perda de pais e amigos, problemas de saúde, aposentadoria, tais mudanças muitas vezes tornam-se problemas.

Uma das maiores mudanças de vida é aposentadoria, muitas pessoas têm seu senso de valor amarrado com o trabalho, na aposentadoria, as taxas de depressão e suicídio aumentam.

Desta forma, devemos nos preparar para a aposentadoria pensando sobre o que alguns chamam de “o segundo ato”.

Reconhecer a partir dos 40 anos que seus pais e avós não estarão ao seu lado para sempre, e que o melhor a fazer é, antes deles morrerem, ficar mais próximos o possível deles e “amarrar as pontas soltas”, se ainda existirem.

Nutrir esse lado espiritual pode evitar a depressão no meio.

Conclusão de Como Envelhecer com Saúde

Decisões sobre como você quer viver a sua vida definirão muitas vezes se você irá conseguir Envelhecer com saúde ou não desenvolver algum tipo de doença.

A prevenção, incluindo o estilo de vida saudável, a detecção precoce de doenças, imunizações e prevenção de lesões, é o melhor caminho a trilhar com o passar do tempo para conquistar seu grande objetivo de ter uma vida saudável.

Assim podemos concluir que a auto responsabilidade é fundamental para uma vida plena e feliz, e isso acontece quando  praticamos regularmente exercícios físicos, ingerimos alimentos naturais, quando temos acompanhamento médico e fisioterapêutico preventivo, eliminamos os hábitos prejudiciais à saúde, tais como o fumo e a ingestão excessiva de álcool.

Associado a esses fatores podemos contar os avanços médicos em tratamentos e curas.

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Como Envelhecer com Saúde e Aproveitar Muito a Vida
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