Envelhecer com saúde

Aprenda 10 Dicas para Envelhecer com Saúdes

Envelhecer com Saúde e disposição é o desejo de todos.

Você pode chegar aos 70, 80, 90 e até aos 100 anos de forma ativa e saudável, para isto é necessário que tenha algumas atitudes corretas ao longo da vida. 

Manter hábitos alimentares equilibrados e evitar o consumo de produtos industrializados na juventude é um fator essencial para chegar à terceira idade com muito mais vigor, energia e livre de várias doenças, como diabetes, hipertensão e colesterol alto.

Para Envelhecer com Saúde é preciso ter outros tipos de hábitos imprescindíveis, tais como;

  • 1a DICA PARA ENVELHECER COM SAÚDE: Praticar atividade física

A atividade física é uma ótima maneira de evitar a hipertensão, diabetes, colesterol alto, doenças cardíacas, osteoporose, além de trazer muita disposição.  Consulte seu médico e faça uma avaliação com seu fisioterapeuta antes de iniciar qualquer exercício. A caminhada leve é um ótimo começo para você que esta sedentário.

  • 2a DICA PARA ENVELHECER COM SAÚDE: Beber água

Beber água, além de facilitar a digestão, evita infecções e melhora a absorção dos nutrientes da alimentação. A água mantém pele e cabelos sempre bonitos. Ingira no mínimo dois litros por dia.

  • 3a DICA PARA ENVELHECER COM SAÚDE: Alimentação saudável

As frutas, legumes e verduras devem ser sempre seus companheiros. Invista nas gorduras boas, que podem ser encontradas no abacate (in natura ou como óleo), nos peixes e castanhas. O ovo, antes vilão, hoje é reconhecido como um dos alimentos mais ricos em nutrientes. O chocolate amargo ou com alto teor de cacau melhora a função dos vasos sanguíneos. Já o azeite de oliva extra virgem é ótimo para o coração, reduz a pressão arterial e previne alguns tipos de câncer. As castanhas e a linhaça também diminuem o risco de problemas cardíacos.  A moderação é o segredo para extrair o melhor destes alimentos.

  • 4a DICA PARA ENVELHECER COM SAÚDE: Exercitar o cérebro

Exercitar o cérebro deixa sua memória e capacidade de raciocínio mais rápida e saudável, essas atividades funcionam como uma “fisioterapia mental”. Você pode se exercitar através de palavras cruzadas, leitura de livros, aprendizado de algo novo, jogos para memória, entre outros.

  • 5a DICA PARA ENVELHECER COM SAÚDE: Dormir bem

Alguns estudos sugerem que a falta de sono a longo prazo, pode ter um impacto negativo nas funções metabólicas e endócrinas. Quando você dorme menos de cinco horas, há um desequilíbrio no metabolismo. A falta de uma boa noite de sono pode gerar alteração do humor e falta de concentração, além de lapsos de memória, aumento de peso, diabetes tipo 2, hipertensão, ansiedade e depressão. Para você dormir bem, evite tomar café após as duas da tarde, evite assistir televisão no quarto, não mexa no computador/celular/tablet uma hora antes de deitar na cama e procure desligar o celular quando deitar. A luz inibe a produção de melatonina, procure dormir no quarto escuro, pois este hormônio ajusta nosso relógio biológico. Durma de 7 a 8 horas por noite.

  • 6a DICA PARA ENVELHECER COM SAÚDE: Cultivar amizades

Pesquisa realizada pela Universidade Brigham Young (EUA) prova que pessoas que têm amigos vivem 50% mais. O estudo ainda aponta que a solidão traz mais prejuízos que a obesidade. Os dados foram publicados na revista PLoS Medicine e ainda revela que os efeitos da solidão são equivalentes a 15 cigarros diários e ao alcoolismo. Conversar, sorrir faz um bem danado ao corpo e mente.

  • 7a DICA PARA ENVELHECER COM SAÚDE: Pensamentos positivos

Sentimentos negativos aumentam o nível de cortisol, hormônio responsável pelo estresse, isso eleva o nível de açúcar no sangue, a pressão arterial e afeta o sistema imunológico. Pense que os pensamentos estimulam as palavras que por sua vez determinam nossas atitudes perante a vida. Você e o mundo são o que você diz e faz, por isso o veja com bons olhos. Se veja com bons olhos.

  • 8a DICA PARA ENVELHECER COM SAÚDE: Fazer check up

A prevenção é sempre o melhor remédio. O tratamento de uma doença descoberta no início é mais eficaz e menos doloroso. É recomendado que a partir dos 45 anos a bateria de exames seja anualmente. O check up avalia estilo de vida, riscos de diabetes e doenças cardiovasculares, riscos de depressão, riscos de dificuldade ou perda da mobilidade, orientação sobre os riscos do tabagismo entre outros. Faça esse compromisso com você mesmo, sua saúde vai agradecer.

  • 9a DICA PARA ENVELHECER COM SAÚDE: Reduzir o sal

Essa medida é importante no tratamento e na prevenção da hipertensão arterial, um dos fatores de risco para doença cardiovascular. Evite mais de 6 gramas de sal por dia, o equivalente a uma colher de chá. Evite comidas que contenham muito sódio (sal), leia sempre os rótulos dos alimentos, assim você saberá a quantidade de cada substância.

  • 10a DICA PARA ENVELHECER COM SAÚDE: Tenha um animal de estimação

O conselho foi seguido por operadores da bolsa de valores de Nova York, avaliados em um estudo. Este estudo mostrou que foi tão eficaz no combate ao estresse que metade deles suspendeu o uso de medicamentos contra a hipertensão. Quem tem um bichinho em casa vai ao médico com menor frequência, afirmam pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

 

Conclusão sobre as 10 Dicas para Envelhecer com Saúde

Como você viu, envelhecer não deve ser sinônimo de doenças e sofrimento e sim de prazer de viver bem, com saúde mental e física. Então, aproveite todas as dicas

Gostou das 10 Dicas para Envelhecer com Saúde? Estou curiosa para saber o que achou sobre este post.

Deixe seu comentário para eu saber sua opinião e assim eu poder melhorar a cada dia meus posts, pois eles são feitos especialmente para você.

10 Dicas para Envelhecer com Saúde
4 (80%) 1 vote